Pronatec 2020

PRONATEC 2020

PRONATEC 2020 – Sair com conhecimento técnico do ensino fundamental ou médio pode ajudar um jovem a conseguir uma boa vaga no mercado de trabalho. Isto porque cada vez mais as empresas estão requisitando mão de obra qualificada. Um dos programas governamentais que tem ajudado a fomentar a capacitação desses jovens é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, mais conhecido como PRONATEC 2020. Então, quer conhecer um pouco mais? Leia o artigo abaixo!

Pronatec 2020
Pronatec 2020

Como Funciona o Pronatec 2020

Administrado pelo Ministério da Educação, o PRONATEC 2020 é uma iniciativa que proporciona bolsas de estudos integrais em diversas áreas. O principal objetivo do programa é promover a formação e qualificação de jovens e adultos para o mercado de trabalho. Além disso, o Pronatec também possibilita a democratização do acesso de jovens de baixa renda a uma educação técnica.

O Pronatec oferece uma infinidade de cursos nas mais diversas áreas. O processo de inscrição no programa é aberto anualmente e obedece a um calendário próprio de cada instituição que participa do programa.

Para participar do PRONATEC 2020 é necessário que o estudante se encaixe dentro dos requisitos definidos pelo Ministério da Educação. Portanto, podem participar do Pronatec pessoas que:

  • Possui inscrição no CadÚnico e está recebendo benefício de algum programa social do Governo Federal;
  • Estar estudando o ensino fundamental ou médio, ou ter concluído o ensino médio.
  • Possui renda familiar de até dois salários mínimos.
  • Não ter feito mais de dois cursos pelo Pronatec no ano de inscrição.

Inscrições PRONATEC 2020

Como descrito acima, as inscrições no PRONATEC 2020 podem ser feitas no site oficial do programa. No entanto, existem alguns cursos que o procedimento de cadastro acontece de forma presencial na instituição que está ofertando. A inscrição no Pronatec é resumida da seguinte maneira:

  1. Primeiramente, acesse o site do Pronatec pelo seguinte endereço eletrônico: http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/.
  2. Na página do Pronatec, informe o estado, município, grau de escolaridade, instituição e turma.
  3. Ao término do preenchimento, clique em “pesquisar”. As vagas disponíveis de acordo com os dados fornecidos serão listadas.
Inscrições PRONATEC 2020
Inscrições PRONATEC 2020

VEJA AINDA:


Curso PRONATEC 2020

Atualmente, os cursos técnicos do PRONATEC 2020 são segmentados em três modalidades: concomitante, integrada e subsequente. Cada um desses segmentos possui suas próprias características, que serão esmiuçadas abaixo.

  • Concomitantes: são cursos voltadas para estudantes que estejam no ensino médio e que também tenha interesse em fazer um curso técnico ou profissionalizante.
  • Integrados: essa modalidade é direcionada para pessoas que vão iniciar o ensino médio e desejam integrar o ensino técnico. O público dessa segmentação são alunos do EJA ou também estudantes que vão começar o ensino médio em idade regular.
  • Subsequentes: voltados para estudantes que já concluíram o ensino médio e desejam obter uma formação técnica. Neste caso, as vagas são ofertadas no Sisutec, levando como critério a pontuação obtida no ENEM 2020.

 


Vagas Pronatec 2020

As vagas no PRONATEC 2020 são divulgadas por cada instituição, assim como a distribuição. Ou seja, cada unidade educacional é responsável pela quantidade de vagas ofertadas e os cursos que serão oferecidos. Atualmente, as vagas no Pronatec são:


Instituições Participantes

Atualmente, existem centenas de instituições que participam do Pronatec. Essas instituições são renomadas e qualificadas pelo Ministério da Educação a oferecerem essas modalidades de ensino pelo PRONATEC 2020. São as seguintes instituições participantes do programa:

  • SENAR;
  • Institutos Federais;
  • SENAT;
  • SENAC;
  • Estácio;
  • SENAI;
  • Anhanguera.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...